sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Dica de leitura:Suando Frio(Viana Vivina de Assis)


O nome do livro é Suando Frio ,da autora Viana Vivina de Assis ,a ilustração foi feita por Angela Lago,a editora é Lê e o gênero literário é de aventuras.
O menino disse que ia ir vestir ,terno  e  gravata, mas não achava a mínima graça, já fazia  algum tempo  que estava guardado ele pensava que não ia ficar bem nele.Entre uma aula e outra  no intervalo  os alunos conversavam com a  turma toda, a professora também.
Ele fingia que não via os outros,porque só tinha olhos para a professora.Se  a professora  fosse  um anjo,ela não seria professora dele,ele nem queria  pensar nisso,se ele pensasse  lhe dava medo e até um arrepio.A professora tinha um sonho de ser a Nara Leão.Ele começou a dar elogios como:a senhora  é parecida com ela,canta tão bem como ela.Ele teve um sonho com ela e a Nara Leão,mas quando acordou estava suando frio,porque não estava preparado para tanta emoção.Ele tentou se declarar para ela,mas ela riu dele,ele estava tão triste que parou de pensar nela.Todos os domingos ia ao cinema,as nove ia para o auditório da empresa  oficial, centro da cidade.Como ele queria ter aquela camiseta usada,surrada,dividida pra sempre as lembranças.Ele foi sorteado e enfim chegou a hora.      
O livro é interessante porque fala sobre uma criança que tinha olhos azuis de anjos e que gostava de uma de suas professoras.

Um comentário:

  1. O menino ia vestir um terno e gravata, mas ja nao achava a minima graça. Na escola ele fingia que os outros alunos não existiam, apenas ele e sua professora de Francês que tinha o olhar cheio de emoções. O menino sonhando, vê a professora se passando por Nara Leão (cantora famosa) numa "boate", no sonho o menino era um homem e só tinha olhos para a professora, até que ele se aproxima e escreve um bilhete pedindo pra ela cantar uma música, suas pernas ficam trêmulas, a professora se aproxima e toca no menino, até que ele acorda e estava suando frio.

    Depois daquele sonho, o menino e seus amigos (Sérgio, Dudu, Tonho, Milton, Loló, Consuelo) acompanham a professora até sua casa e percebem que ela estava triste, perguntam e descobrem que ela tinha ido visitar um parente na cadeia e viu que a liberdade não era para todos. O menino chega em casa triste, por ela estar triste, e corre para o quarto e olha para o teto e dorme. Ele começa a sonhar, mas dessa vez não com a professora, mas com a realidade, e ele vê Castello Branco no comando do país para sempre. Ele acorda suando frio, não estava preparado para tudo isso. No chão de seu quarto ele vê algumas cartas, entre elas o da professora, o menino e a Consuelo vão até a casa de Loló e ele descobre que elas também receberam a carta, porém a carta dele era de uma cor diferente, ele explode de felicidade.

    No domingo a noite a professora e sua classe vão ao cinema, e o menino vendo aquelas cenas de amor começa a sonhar como tudo isso seria bom junto com sua professora, até que ele cai na realidade e começa a soar frio. O último dia de aula estava chegando e os alunos combinaram de entregar presentes a sua professora, todos vão a casa dela, até que Milton entrega seu presente e o menino curioso descobre que é uma camiseta do ano passado com as assinaturas de todos da escola (algo que o menino apaixonado não tinha), inclusive o dela, porém ela não aceita o presente, pois é uma lembrança dele e não dela.

    Enfim chega o sorteio para ser Padrinho da professora na sua festa de casamento, o menino foi o escolhido e estava se preparando para a festa, até que ele ia vestir um terno e gravata, mas ja nao achava a minima graça.

    ResponderExcluir