sábado, 4 de dezembro de 2010

poesia

A SEREIA DE LENAU

Manuel  Bandeira



Quando na grave solidão do Atlântico
Olhavas da amurada do navio
O mar já luminoso e já sombrio,
Lenau! Teu grande espírito romântico

Suspirava por ver dentro das ondas
Até o álveo profundo das areias,
A enxergar alvas formas de sereias
De braços nus e nádegas redondas
.

Ilusão! Que sem cauda aqueles seres,
Deixando o ermo monótono das águas,
Andam em terra suscitando mágoas,
Misturadas às filhas das mulheres.
Nikolaus Lenau, poeta da amargura!Uma te amou, chamava-se Sofia.
E te levou pela melancolia
Ao oceano sem fundo
da loucura.



                                                    Manuel Bandeira
  Nasce no dia 19 de Abril de 1886 em Recife, um poeta, crítico, professor de literatura e tradutor brasileiro: Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho.
   Manuel é considerado parte da geração da literatura moderna brasileira, sendo o seu poema “Os sapos” o abre-alas da Semana de Arte Moderna de 1922. Junto com escritores como João Cabral de Melo Neto e Paulo Freire, representa o que há de melhor na produção literária pernambucana. Parte de sua família era advogada (entre avós e tios).
   Ele e sua família foram para o Rio de Janeiro, em função do trabalho do pai. Após terminar seu curso de humanidades, foi para São Paulo, fazer arquitetura, mas interrompeu por conta de uma tuberculose.
  Para se tratar buscou repouso em Campos do Jordão. Com a ajuda do pai, reuniu as economias e foi para a Suíça, onde esteve no Sanatório de Cladavel.
   Aos seus 87 anos de idade, na Paraíba, ele falece de hemorragia gástrica. Manuel Bandeira foi sepultado no Mausoléu da Academia Brasileira de Letras. 
     Uma biografia "resumida" sobre Manuel

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Frases sobre leitura

A leitura é muito mais do que uma simples relação dos olhos com os livros... A leitura é um espaço, um lugar predilecto, uma luz ex colhida, um ritual em que importa até a época do ano."
"Não creio que possa haver nem exista leitura mais entretida, mais encantadora, que a dos livros de Humor, do ponto de vista estritamente psicológico."


"A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde."

"Descobri que a leitura é uma forma servil de sonhar. Se tenho de sonhar, porque não sonhar os meus próprios sonhos?" (Fernando Pessoa)
"A maior parte do tempo de um escritor é passado na leitura, para depois escrever; uma pessoa revira metade de uma biblioteca para fazer um só livro
"O importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler."
"À leitura deslizante ou horizontal, um simples patinar mental, é preciso substituir pela leitura vertical, a imersão no pequeno abismo que é cada palavra, fértil mergulho sem escafandro."
São necessários anos de leitura atenta e inteligente para se apreciar a prosa e a poesia que fizeram a glória das nossas civilizações. A cultura não se improvisa.



Nós mudamos incessantemente. Mas se pode afirmar também que cada releitura de um livro e cada lembrança dessa releitura renovam o texto."
"A leitura especializada é útil, a diversificada dá prazer."
"A leitura é um grande genitivo para a velhice nos achaques que a incomodam, e reclusão a que obrigam."
"A leitura engrandece a alma."
"A leitura nutre a inteligência."

curiosidades sobre autores


                      Carlos Drummond de Andrade
Aos dezassete anos, Carlos Drummond de Andrade foi expulso do Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (RJ), depois de um desentendimento com o professor de português. Imitava com perfeição a assinatura dos outros. Falsificou a do chefe durante anos para lhe poupar trabalho. Ninguém notou. Tinha a mania de picotar papel e tecidos. "Se não fizer isso, saio matando gente pela rua". Estraçalhou uma camisa nova em folha do neto. "Experimentei, ficou apertada, achei que tinha comprado o número errado. Mas não se impressione, amanhã lhe dou outra igualzinha."  
                                  Cecília Meireles- Numa das viagens a Portugal, Cecília Meireles marcou um encontro com o poeta Fernando Pessoa no café A Brasileira, em Lisboa. Sentou-se ao meio-dia e esperou em vão até as duas horas da tarde. Decepcionada, voltou para o hotel, onde recebeu um livro autografado pelo autor lusitano. Junto com o exemplar, a explicação para o "furo": Fernando Pessoa tinha lido seu horóspoco pela manhã e concluído que não era um bom dia para o encontro.

                               Machado de Assis
Machado de Assis era míope, gago e sofria de epilepsia. Enquanto escrevia Memórias Póstumas de Brás Cubas, foi acometido por uma de suas piores crises intestinais, com complicações para sua frágil visão. Os médicos recomendaram três meses de descanso em Nova Friburgo. Sem poder ler nem redigir, ditou grande parte do romance para a esposa, Carolina (Carolina Augusta Xavier de Novais).  
                               Euclides da Cunha
Euclides da Cunha, Super intendente de Obras Públicas de São Paulo, foi engenheiro responsável pela construção de uma ponte em São José do Rio Pardo, SP. A obra demorou três anos para ficar pronta e, alguns meses depois de inaugurada, a ponte simplesmente ruiu. Ele não se deu por vencido e a reconstruiu. Mas, por via das dúvidas, abandonou a carreira de engenheiro.

                                    Gilberto Freyre
Gilberto Freyre nunca manuseou aparelhos eletrônicos. Não sabia ligar sequer uma televisão. Todas as obras foram escritas a bico-de-pena, como o mais extenso de seus livros, Ordem e Progresso, de 703 páginas

PIADAS

-Sabes,mulher,estou vendo que Juquinha está muito atrassado no estudo de matemática.Perguntei-lhe 5 mais 3 quanto soma ele disse 8.  

Formicida no Café

Aquela mulher intragável discute com um dos seus colegas de trabalho:
- Se eu fosse sua mulher, colocaria formicida no seu café.
- Se eu fosse seu marido, beberia com o maior prazer!
     
             sogra desaparecida



Um cara foi  a delegasia e disse:-Eu vim dar queixa pois minha sogra sumio. O delegado disse:
- Há quanto tempo ela sumiu?
- Duas semanas - respondeu o genro.
- E só agora é que você me fala?
- É que eu custei a acreditar que eu tivesse tanta
sorte!
        Entrevista para emprego
- Qual o seu nome?
- Joaquim Gonçalves
- De onde és?
- da terrinha.
- Que parte?
- Eu inteiro, oras!

Melhor natal

                Meu melhor natal foi em 2008,porque minha família estava reunida,mas em 2010 vai ser um pouco triste.porque minha   vó não está aqui.Mas sempre nosso natal nós fazemos amigos secretos,cada natal é em uma casa.Nós sempre vamos dormir as 1:00 horas ou mais.Nós crianças ganhamos cestinhas de natal de nossos tios e brincamos em frente a casa.Nós fazemos roda de dança onde cada um tem sua  vez  de dançar,trocamos presentes.Todos ficam felizes.Essa é a verdadeira magia do  natal

Resenha do filme Crepúsculo

  O  filme Crepúsculo da autora Stephenie Meyer,estúdio Universal,do ano 2009,tem 122 minutos,édo género Romance Proibido,a sua clasificaçao é partir dos 12 anos,e tem  no elenco os atores: Robert Pattinson,Taylor Lautner,Kristen Gtewart.
  Ele  conta  a história  de: Isabela Swan,que vai morar com seu pai em  uma nova cidade,depois que sua mãe  decide casar-se novamente.No colégio.ela fica facinada por Edward Culler,um garoto que escondia um segredo obscuro,conhecido apenas por sua famí´lia.Eles se apaixonam,ma Edward sabe que quanto mais avançam no relacionamento,mais ele está colocando Bella e aqueles a sua volta em perigo.Quando ela descobriu  que Edward  é ,na verdade um vampiro,ela  age contra todos, as expectativas e não tem medo da sede de sangue de  seu grande amor,mesmo sabendo que ele pode matá-la o qualquer momento.






O ANO DE 2010

   No ano de 2010 foi legal,eu fiz muitos amigos,teve bagunça mas também muito respeito,gostei dos trabalhos em dupla ou em grupo,as provas eram meio difíceis mas umas eram fáceis.Gostei das aulas de geografia,educação física,artes, gostei do trabalho dos blogs.Teve muitas brincadeiras entre amigos.
   Em Abril eu passei a Páscoa em Curitibanos,foi legal eu passei com toda minha família.Na nossa família nós comemoramos todos juntos,a nossa Páscoa esse ano não foi muito boa porque minha  vó não estava aqui conosco.
    Em 2011 eu espero que seja legal ,que nós amigos ainda estejamos juntos,que as aulas sejam legais,divertidas,que mudem um pouco as coisas  para melhor.Que os alunos de 2010 estudem com os mesmo em 2011,e que seja mais um ano de alegria, paz e amor para todos.

Lenda de minha Região

O Negrinho do Pastoreio

No tempo da escravidão, havia um homem  muito malvado com os negros.Um dia de inverno e frio intenso, mandou que um menino negro de apenas 14 anos fosse levar os cavalos .Bem no fim da tarde ,quando  o negrinho estava voltando, o homem disse que faltava um cavalo .Pegou o chicote e deu uma surra tão grande no menino  que ele ficou sangrando. Você vai me dar conta do baio, ou verá o que acontece”, disse o malvado patrão. Aflito ele foi à procura do animal. Em pouco tempo achou ele pastando. Laçou-o, mas a corda se partiu e o cavalo fugiu de novo.Na volta á estância, o patrão, ainda mais irritado, espancou o garoto e o amarrou nu, sobre um formigueiro. No dia seguinte, quando ele foi ver o estado de sua vitima, tomou um susto. O menino estava lá mais de pé, com a pele lisa, sem nenhuma marca de chicotada.Ao lado dele estava a Virgem Nossa Senhora, e mais adiante o baio e os outros cavalos.
O estancieiro se jogou no chão pedindo perdão, mas o negrinho nada respondeu, apenas beijou a mão da Santa, montou no baio e partiu conduzindo a tropilha.Apesar de se tratar de uma lenda nacional, com varias versões, em Santa Cecília, a devoção ao Negrinho deve ser notada, pois a ele se ergueu uma capela aonde as pessoas vão, fazem pedidos e oram por ele. Se você não conhece a capela, fica a uns 4 km do cemitério municipal de Santa Cecília.


Dica de leitura:Suando Frio(Viana Vivina de Assis)


O nome do livro é Suando Frio ,da autora Viana Vivina de Assis ,a ilustração foi feita por Angela Lago,a editora é Lê e o gênero literário é de aventuras.
O menino disse que ia ir vestir ,terno  e  gravata, mas não achava a mínima graça, já fazia  algum tempo  que estava guardado ele pensava que não ia ficar bem nele.Entre uma aula e outra  no intervalo  os alunos conversavam com a  turma toda, a professora também.
Ele fingia que não via os outros,porque só tinha olhos para a professora.Se  a professora  fosse  um anjo,ela não seria professora dele,ele nem queria  pensar nisso,se ele pensasse  lhe dava medo e até um arrepio.A professora tinha um sonho de ser a Nara Leão.Ele começou a dar elogios como:a senhora  é parecida com ela,canta tão bem como ela.Ele teve um sonho com ela e a Nara Leão,mas quando acordou estava suando frio,porque não estava preparado para tanta emoção.Ele tentou se declarar para ela,mas ela riu dele,ele estava tão triste que parou de pensar nela.Todos os domingos ia ao cinema,as nove ia para o auditório da empresa  oficial, centro da cidade.Como ele queria ter aquela camiseta usada,surrada,dividida pra sempre as lembranças.Ele foi sorteado e enfim chegou a hora.      
O livro é interessante porque fala sobre uma criança que tinha olhos azuis de anjos e que gostava de uma de suas professoras.